sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevista com Ota

Essa é a ultima das entrevistas que foram feitas na Livraria Cultura no dia do lançamento dos livros da Editora Barba Negra. O cartunista Ota estava lançando o livro Relatório Ota do sexo. Segue abaixo a entrevista.

Ota


Como foi o contato com a Editora?

Eu já conhecia o Sandro Lobo da editora há muito tempo. Houve uma época em que dávamos festas na casa dele, nós temos uma amizade antiga.


Conte um pouco sobre o livro que você está lançando?

O relatorio Ota é um projeto antigo, mas não é uma republicação por que eu tive que escrever coisas novas, e isso em apenas 15 dias, então eu redesenhei e recolori tudo. Mas é um projeto que existe há mais de 30 anos.


Você já havia lançado algum livro antes?

Sim, mas não de quadrinhos.

O mercado de quadrinhos tem um publico grande no Brasil?

O publico já foi maior, mas agora eu acho que está renascendo de outra forma. Mas o problema é o preço, este livro eu queria que custasse dez reais, mas a editora quis fazer por treze. Antigamente os gibis vendiam bem por que custavam um real,hoje custam sete, oito. O livro tudo bem, por que é uma coisa que você vai comprar uma vez por ano, agora o gibi, só sendo muito rico para comprar todos, e quando eu era jovem isso era possível.


O que você acha da lei que proíbe que humoristas façam piadas sobre os candidatos na época da eleição?

Eu acho uma bobagem isso por que não tem sentido, por que o Angeli pode fazer uma charge mas o Casseta e Planeta não pode, então é estranho.

O que você acha que chamou a atenção do público em relação ao seu trabalho?

Eu não sei direito, mas acho que é alguma coisa relacionada a originalidade.

Muita gente conhece seu trabalho por causa da Mad, depois que você deixou a revista o que está fazendo?

Eu fiz um site infantil, faço jogos, agora eu vou fazer um sobre a história do Brasil, eu trabalho em várias coisas ao mesmo tempo. Este livro que eu estou lançando agora tem muito do Ota antigo, mas o material é novo. E é bem atual por que eu tive que escrever em 15 dias quando eu soube que ia lançar na bienal, então você vai ver coisas bem atuais como o barraco de Sorocaba, goleiro Bruno.

Você pretende lançar mais livros?

Sim, isso vai ser uma série onde cada relatorio vai ter um tema, como sexo, mulheres, vampiros e outros assuntos; Eu tenho muito material, mas a 75% é inédito, e o que eu já havia publicado eu redesenhei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário