segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Análise da letra de Pais e Filhos (pedido de desculpas aos fãs do Legião Urbana)

Há um  tempo atrás eu escrevi um post comparando Restart com Legião Urbana, onde tentei mostrar que a banda dos coloridos era muito melhor que a banda do já falecido cantor Renato Russo. 
Mas, esse post não foi visto como eu queria que fosse. As pessoas não me entenderam e me criticaram, me xingaram, postaram links do post no twitter juntamente de comentários falando que eu era burro. Enfim, ninguém gostou.
Entre todas as críticas, a que mais me chamou a atenção foi a de um rapaz chamado Anônimo, que nos comentários do post falou sobre um trecho do texto onde eu dizia que as letras do Legião, como "Pais e Filhos" e "Será" não faziam sentido. O Anônimo disse que eu deveria tentar entender essas letras e fazer um post de retratação. Como eu estou aqui para fazer justamente o que pedem as pessoas que leem meus textos, tentei entender Pais e Filhos, e aí está o post. A letra da música está em azul e meus comentários estão na fonte normal igual essa que você está lendo agora.
_
Pais e Filhos - Legião Urbana
Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.
No início da música o Renato fala sobre esse negócio de tudo estar pintado, mas ninguém sabe o que foi. Obviamente alguém pichou tudo, é o que ele tá querendo dizer. Aí depois, a pessoa que pichou (era uma mulher), se jogou da janela. Ou seja, pichou as estatuas e cofres e paredes e se jogou. Claaaro que estava sob efeito de drogas, ninguém iria pintar as coisas e pular da janela sem ter fumado unzinho antes. Então a música aborda o assunto Drogas, que é uma das coisas que mais destrói as famílias atualmente (não usem [NUNCA]).
Dorme agora,
é só o vento lá fora.
Aí ele tá falando pra outra pessoa (acho que é o outro cara da banda) dormir tranquilo que aquele é só o barulho do vento, não precisa ter medo (provavelmente a pessoa estava com medo do fantasma [espírito] da drogada que se matou).
Quero colo! Vou fugir de casa!
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.
Aqui ele tem um ataque de "ai como eu sou mocinha". O cara fica com medinho daí já vem pedir colo, querer fugir de casa. Nossa um homem daquele tamanho, barbudo pedindo pra dormir com outro porque tá com medo do pesadelo que teve (sonhou com monstro, provavelmente). Faça me o favor né Renatão (isso porque ele mesmo tava falando pro outro não ter medo que era só vento, vai entender).
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito.
Aqui ele muda de assunto, mas normal, acho que ele só lembrou que queria ter um filho aí quis falar pra quem tava ouvindo, que ia dar um nome de santo pro filho, mas tinha que ser um nome bem da hora. Ou seja, nada de Santo Expedito ou Crispim, que são os santos com nome mais estranho.
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.
Aqui ele só fala mais uma verdade: é preciso amar. Sobre o porque é preciso amar eu nem preciso explicar porque cada um sabe dentro de si. A parte do na verdade não há eu não sei o que ele tá falando.
Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim.
Ele pergunta uns negócios nada a ver, da cor do céu e tals, mas logo dá pra entender. Ele fala que os filhos cuidam dele. Ou seja, nessa música o Renato tá interpretando um personagem velho, aí o velho já tá caducando tanto que nem sabe mais o porque o céu é azul. Por isso.
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar.
Aí eu já não entendi, porque no outro trecho ele tá interpretando um velho, aqui já parece que é uma criança que mora com a mãe, que é separada do pai. Depois, pra confundir mais ainda, ele fala que nem é com a mãe que ele mora, ele mora na rua, ou pior, mora em qualquer lugar. Não sei, já nem sei mais o que o Renato tá interpretando.
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais.
Calma cara, to confuso
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.
(leia acima por que eu já falei sobre essa parte)
Sou uma gota d'água,
sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem,
Mas você não entende seus pais.
Ele fala isso aí querendo dizer que ele é uma coisa muito pequena, se comparada a outras coisas grandes, tipo o universo, essas coisas. Aí de nooovo ele muda de assunto, falando sobre esses jovenzinhos que são cheios de "não me toques", de reclamar do pai, mas eles não olham o outro lado da moeda. Porque ? porque jovem é tudo burro e imaturo que só sabe olhar pro seu próprio umbigo.
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser,
Quando você crescer?
Ele completa a afirmação de cima falando que não é pra ficar culpando o pai, quando na verdade o troxa é você. Aí ele conclui falando mais uma coisa meio confusa: seu pai é criança, igual você (não entendi), e pergunta o que você vai ser quando você crescer. Só que ele pergunta já meio que jogando a indireta, se seu pai é criança, quando você crescer também vai ser.
Enfim, os ensinamentos que podemos tirar dessa música são:
1 - A pessoa que usa droga, ela picha as coisas e se mata, portanto, é uma dica de que não devemos usar.
2 - Não precisa ter medo de barulho, é só vento.
3 - Se você for dar nome bíblico pro seu filho, escolhe um que seja legal, pois na bíblia tem muito nome feio (tipo Lúcifer). #FicaDica pros cristãos.
4 - Não xingue seu pai, porque ele é um crianção, mas quando você for velho vai ser tão criança quanto (ahh por isso que naquela parte não dá pra entender se ele é velho ou criança. Na verdade ele tá querendo dizer que é um velho mas é criança como você. Vissshhh o Renato só vai pelas metáforas cara, o cara é um gênio)
5 - E o principal, que é dito no refrão: Amem muito, pois "só o amor faz o mundo andar"
Então, eu peço desculpas aos fãs de Legião que se ofenderam com meu outro post, agora eu entendi que a banda do Renato tem muito a transmitir para seus fãs.

3 comentários:

  1. Amanhã tenho uma prova bem complicada na faculdade e pensei em rir de algo na internet antes de dormir, foi então que lembrei daquele seu post, mas fiquei com preguiça de reler aqueles insultos, pensei, o que será que esse Rafael Rocha pensa mais sobre as coisas e adivinha o que eu achei, essa pseudo retratação e agradeço eu ri mais um pouco com você falando do meu comentário(ahhh o comentário logo embaixo é meu também), não me contive escrevendo tão pouco daquela vez, bom, após ler sua interpretação desastrosa e me divertir MUITO, resolvi dar sinal de vida, que bela coincidência da vida, tinha um post aqui direcionado a mim, eu tenho uma prova amanhã e estou com sono, amanhã eu tento passar aqui de novo e te explicar o que essa música quer dizer, você passou meio longe, principalmente quando mencionou o uso de drogas... Mas amanhã eu falo dando a esse assunto a devida atenção.

    Um abraço, do seu caro amigo Anônimo.

    ResponderExcluir
  2. um cara q fala mal do bruno medina e ama arnaldo baptista vai entender o q de legiao?

    so lamento!

    ResponderExcluir
  3. Caro Rafael Rocha, o gosto pelo estilo musical é uma opção de cada um. Temos musica para todos os gostos. Mas ká pra nos, deixa quieto a analise das letras das musicas de Renato Russo. Quer um conselho? ...Faz analise das letras do Restart porque as do Renato vc não entende nada.

    ResponderExcluir