quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dicas para sobreviver no ônibus

Então, depois que eu comecei a trabalhar, fui obrigado a criar um hábito que não fazia parte da minha vida nos tempos que eu ficava em casa de boa o dia todo. Agora eu sou obrigado a andar de ônibus. Eu sei que parece clichê ficar reclamando disso, então pra não falar aquilo que vocês todos sabem, eu quero fazer diferente. Em vez de apenas reclamar, eu vou fazer um

Guia de como sobreviver em um ônibus

1- Respeite a fila
O inferno começa antes mesmo de você entrar no busão. A fila já é um lugar bastante desagradável... até porque em alguns casos não é uma fila, e sim um monte de gente amontoada. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas acho que nas grandes cidades isso não acontece. Deve acontecer onde eu moro, porque os moradores da minha cidade são uns caipiras mal educados que não entendem que fila é quando fica um na frente do outro.
Onde eu moro os caras fazem assim: todos ficam em qualquer lugar, como se nem se preocupassem com o ônibus. Aí quando ele chega, sai todo mundo correndo, que nem louco mesmo. Um atropelando o outro.
Na verdade, o que mais me incomoda é uma pessoa em especifico. Eu sei que citar essa pessoa aqui vai ser estranho porque estarei falando de um assunto pessoal meu, mas quem sabe ela lê esse post né. Aí pelo menos vai saber que eu a acho ridicula.
Estou falando de uma velha que todo dia de manhã pega o ônibus comigo, aí na hora de entrar ela sai passando na frente de todo mundo muito desesperada. Meu, nessa hora o busão nem tá lotado, sua velha. Ou seja, todo mundo vai sentar. E outra, você é velha. VE-LHA, entendeu ? Mesmo que seja a última a entrar, vai se sentar porque existe assento preferencial. É só chegar lá e falar “oi, eu sou uma velha”, aí a pessoa que está sentada vai ser obrigada a, gentilmente, levantar e dar o lugar pra você, como manda a boa educação, sua ridicula.
Nossa, isso sem contar que ela tem uma verruga na bochecha, credo.

2- Não sente em bancos com assentos duplos
Os assentos duplos parecem ser uma coisa legal. Quando a gente é bobo ficamos sonhando que uma dia vamos sentar lá e de repente uma moça linda vai sentar logo ao lado, e pronto, tem inicio um grande romance. Ou até mesmo uma gostosa qualquer que se sente ao seu lado e você fica na intenção de pegá-la (como se você pegasse alguma gostosa, até parece).
Mas não é. Se eu for considerar todas as vezes que eu peguei ônibus, acho que no maximo umas três vezes dei a sorte de sentar ao lado de uma gostosa. Na maioria das vezes é só gente que não me interessa ou gente chata que fica falando sobre assunto chato (religião, politica, clima, etc).
Por exemplo, outro dia uma gorda, daquelas bem gordas mesmo sentou comigo. Não quero parecer preconceituoso, não tenho nada contra gordos e sei que em muitos casos eles sofrem com a obesidade, que é uma doença que deve ser levada a sério... em muitos casos não quer dizer que é em todos. Existem também muitos gordos que só são gordos porque comem que nem um cavalo mesmo. Mas enfim, não tenho nada contra nenhum dos tipos de gordo (até porque eu não sou tããão magro assim), mas é que não cabia mesmo. Alias, se ela estivesse sozinha no banco ela já não caberia direito, comigo alí no cantinho então, ela ficou com metade da bunda pra fora do banco. E eu, fiquei completamente espremido no canto. Teve uma hora que eu nem conseguia respirar direito. A sorte é que eu estava com um guarda-chuva na mão, aí comecei a pressionar seu cabo contra o pulmão da moça, até que isso a incomodou e ela saiu graças a Deus.

3- Não deixe tomarem seu ferro de apoio
Aqueles ferros que tem no meio do ônibus, pras pessoas que viajam em pé poderem segurar, são extremamente úteis. Para pessoas como eu são mais uteis ainda. Porquê? Por que, vocês não devem saber, mas eu não sou um cara lá muito alto... Na verdade eu não sou nem um pouco alto... Na verdade eu sou muito baixo. Eu sou daqueles que tem que olhar pra cima pra conversar com uma pessoa mais... com qualquer pessoa na verdade.
Então pra não ter que segurar no ferro que fica na parte de cima, eu costumo segurar no que fica em pé. E não saio dele por nada desse mundo, é muito mais confortavel. Uma vez que você consegue segurá-lo, não deve deixar que o tomem de você.
Mas tem vezes que não dá pra evitar. Por exemplo, outro dia estava eu em paz segurando o ferro de boa. Aí de repente, chegou um cara que estava usando camiseta regata. Eu tentei me segurar e não deixá-lo tomar meu lugar confortável. Mas como ele estava de regata, enquanto tentava sutilmente roubar meu espaço, ele encostava seu triceps em mim. Devido ao excesso de nojo, acabei desistindo e deixando-o ficar com o ferro e terminei minha viagem pendurado no ferro do alto onde eu mal alcanço.
Para que isso não aconteça, é só ficar firme no seu lugar não deixando nenhum vagabundo tomá-lo de você. E caso veja que tem algum cara de regata com um triceps nojento de fora chegando. Coloque uma blusa. Assim quando ele encostar em você, pelo menos você não irá sentir aquela região tão suada que o triceps/ombro do cara, e depois é só chegar em casa e lavar a blusa.

4- CUIDADO
A ultima dica, parece até meio irrelevante, mas é a mais importante de todas. O ônibus, é um ambiente fechado, por isso, as pessoas estão lá dentro respirando o mesmo ar. O grande perigo disso, é quando um filha duma mãe inventa de ficar tossindo lá dentro. Beleza, tosse nem é nada demais. O cara não tá vomitando sangue, não tá espalhando AIDS pelo ar. Mas, você não sabe qual é a causa daquela tosse. Pode ser uma doença horrível.
Gente, pelo amor de Deus, se estiver doente, vai no médico, não vai passear de ônibus passar sua doença pra todo mundo.
A não ser que você esteja indo de ônibus para o médico, mas ainda assim, respeite o próximo, use uma daquelas mascaras que a galera usava na época da H1N1 (aquelas de Michael Jackson pós-operação). Ninguem é obrigado a levar tossida na cara e ficar doente por sua culpa.

Enfim, andar de ônibus pode ser difícil, mas é muito bom porque quanto mais ônibus tivermos nas ruas, menos carros teremos, e assim, a poluição será menor e o nosso planet... kkkkkkkkkk zuera né. Ônibus é horrível, o transporte mais lixo que tem. Assim que tiver a oportunidade compre um carro porque no seu carro não vai ter velha com verruga cortando sua fila pra entrar primeiro, não vai ter gente chata sentada no seu banco, não vai ter cara de regata encostando triceps em você, e se alguem tossir lá dentro, o carro é seu, você pode mandar a pessoa descer.
Carro só tem vantagem, a dica mais importante é essa: compre um.

Um comentário:

  1. Cara, eu tenho uma sorte quando eu pego ônibus que meu deus.. Só tem dois tipos de pessoas que sentam do meu lado, gordinhos e velhinhos, os gordinhos sentam mais em cima de mim do que no banco e os velhinhos adoram um papo bem chato quando eu to ouvindo fone.. fora quando tem alguém dormindo do teu lado e na primeira curva capota em cima de vc.. é horrível.. Uma vez um ser de tamanho avantajado sentou-se ao meu lado/em cima de mim e durmiu e caiu bem em cima de mim, e o pior é q ele não acordava por nada no mundo.. não dava nem pra respirar.. Aff!!

    ResponderExcluir